Saiba Como Evitar Ácaros

Os ácaros são organismos extremamente pequenos, visíveis apenas por um microscópio, mas que podem causar grandes transtornos para a saúde. Isso porque eles podem estar em qualquer lugar dentro de casa e são os principais desencadeadores de alergias respiratórias.  :(

No entanto, os médicos alertaram que, para o ácaro provocar uma reação alérgica, a pessoa precisa já ter algum problema (asma ou rinite, alergias respiratórias mais comuns). Por isso, nesses casos, é ainda mais importante se preocupar com a higienização correta de colchões, travesseiros, cobertores e também cortinas, objetos que podem acumular muitos ácaros.

interna_6b2b3b8f37e2450413b5d918f9bcca14

 

  • Em relação ao travesseiro: Em apenas dois anos de uso, um terço de seu peso é formado por ácaros, devemos trocar a cada dois anos. NUNCA lavar os travesseiros porque, durante a secagem, eles ficam úmidos e podem criar um ambiente favorável para a proliferação desses organismos.
  • Na hora de dormir,  é importante trocar a colcha que cobre a cama durante o dia por uma nova. Fora isso, as almofadas e colchões devem ser higienizados semanalmente com um aspirador.
  • O tapete geralmente acumula mais poeira e pode não ser a melhor opção – os pisos mais fáceis de limpar são os melhores, assim como as cortinas, que devem ser lavadas uma vez por semana, no mínimo, especialmente as persianas. Há ainda a opção de colocar os travesseiros e colchões no sol, o que pode ajudar a matar os ácaros, mas não eliminá-los totalmente.