Outubro Rosa – Campanha Prevenção ao Câncer de Mama

Outubro é o mês internacional da luta contra o câncer de mama e visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual da saúde da mulher e a importância do diagnóstico precoce. O movimento ajuda a conscientizar a sociedade e também desmistificar a doença, pois quanto mais falamos, mais sabemos lidar e encontramos apoio com amigos e familiares.

A importância do exame e diagnóstico precoce

A detecção precoce é um dos métodos mais eficientes utilizados para o diagnóstico do câncer. Sabe-se que 95% dos casos de câncer de mama se diagnosticados no início têm possibilidade de cura. A detecção precoce é realizada através do rastreamento entre mulheres assintomáticas da seguinte forma:

  • Exame clínico das mamas (exame realizado pelo médico ginecologista, mastologista ou profissional de saúde treinado). Deve ser feita de forma anual em mulheres com 40 anos ou mais.
  • Rastreamento mamográfico. Mamografia anual para mulheres com 40 anos ou mais.
  • Autoexame das mamas. Deve ser realizado mensalmente, após a menstruação.

O Autoexame

A sua vida pode estar em suas mãos, por isso é importante ter cuidado e visitar um médico regularmente. Não deixe para correr atrás do prejuízo, uma vida bem cuidada é aquela prevenida.