Que tanto de fio é esse?

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Então, hoje a gente vai discutir um assunto que sempre gerou dúvida, mas agora já estou mais informada. Sempre que eu buscava um lençol as vendedoras de plantão vinham com uma história de 200, 300, não-sei-quantos-fios. Nunca tive coragem de virar pra elas e dizer um “E?” para entender melhor o que aquilo de fato significava. Acabei fazendo uma pesquisa e vou dividir com vocês. E aí, quantos fios?

A quantidade de fios que compõem um tecido é medida pela soma dos fios num espaço de uma polegada quadrada (que tem o tamanho de 2,54×2,54 cm). Os fios seguem dois sentidos o urdume (vertical) e trama (horizontal). Quanto maior for a quantidade de fios nesse espaço, mais suave ele será. Um tecido de 300 fios é mais delicado e suave que um tecido de 200 fios, ou seja, ele tem uma qualidade superior.

O tecido percal, por exemplo, é um tecido com o urdume e a trama entrelaçados e que para ser classificado como tal ele deve ter no mínimo 180 fios por polegada quadrada, a gente pode dizer então que ele tem uma boa qualidade.

Então quando a vendedora te perguntar se você quer o tecido de 200, 300 ou sei-lá-quantos-fios lembrem-se de levar em consideração que para essa pergunta a resposta é: quanto mais melhor!

Abraços e até a próxima.

Veja só esse Edredom, composto com tecido em 300 fios. Uma opção confortável.

Veja só esse Edredom, composto com tecido em 300 fios. Uma opção confortável.