Quarto Montessoriano: Dicas e Inspirações

  • quarto-montessoriano

O Que é o Método Montessori?

O Método Montessoriano de educação, desenvolvido pela médica e pedagoga Maria Montessori, é uma abordagem centrada na criança, baseada em observações científicas desde o nascimento até a idade adulta. Ela defendia que a individualidade e a liberdade da criança são fundamentais para o seu desenvolvimento e, por isso, devem ser estimuladas desde cedo.

Decoração do Quarto Infantil Montessoriano

decoração-quarto-montessorianoO primeiro ambiente com o qual um bebê tem contato é o seu quarto. Para colocar em prática o método montessoriano é importante que o ambiente seja todo pensado levando em consideração o ponto de vista da criança. Tudo deve ser posicionado próximo ao chão para que ela tenha liberdade para explorar de forma segura.

Móveis, brinquedos, desenhos na parede, tudo deve ficar na altura dos olhos dela. Assim o quarto estará seguindo os conceitos principais do método montessoriano, que são:

  • Dar liberdade de movimento
  • Incentivar a independência e a tomada de decisão
  • Enfatizar atividades sensoriais
  • Respeitar e incentivar a criança
  • Proporcionar oportunidades para aprendizado

A Cama Montessoriana

cores-de-cama-montessoriana

Um dos móveis de maior importância em um quarto montessoriano é a cama. Um berço ou cama convencionais, por serem altos, acabam delimitando os movimentos e fazendo com que a criança dependa dos pais para deitar e se levantar. A ideia da cama baixa é exatamente proporcionar liberdade e autonomia.

Para que o ambiente fique com um toque lúdico e ainda mais interessante para os pequenos, surgiram os modelos de cama formato casinha. Disponível em várias cores e tamanhos, é um móvel diferente e que, com certeza, vai deixar o quarto do seu filho muito mais divertido e seguro.

As camas montessorianas da Casa América são fabricadas em madeira aplainada e contam com acabamento em tinta não-tóxica. Além disso, elas vêm acompanhadas de tapa-furos para que os parafusos não fiquem expostos.

A Segurança no Quarto Montessoriano

kit-berço-para-cama-montessorianaComo a ideia do quarto é promover liberdade para que a criança possa se movimentar e explorar o ambiente, é importante tomar algumas medidas de segurança para evitar que ela se machuque.

No caso de crianças muito pequenas é importante colocar almofadas na cama que sirvam como uma barreira para que elas não escorreguem para o chão durante o sono. Existem kits para berço específicos para este modelo de cama que vêm com almofadas para colocar em volta de todo o colchão.

As tomadas devem ser cobertas com protetores plásticos para evitar choques elétricos. Objetos pontiagudos também devem ser mantidos longe do alcance da criança.

Com esses cuidados, ela terá um quarto seguro e cheio de possibilidades para explorar e se desenvolver.